Topo da página

Trabalho e Movimentos Sociais

 Disciplinas ofertadas na Linha de Pesquisa - Trabalho e Movimentos Sociais

  OS MOVIMENTOS SOCIAIS E A (RE)PRODUÇÃO DO ESPAÇO AGRÁRIO

Cód. 001

* Carga Horária: 60

* Créditos: 4.0

 Ementa

Teoria dos movimentos sociais. Produção e apropriação do Espaço agrário brasileiro. Os movimentos sociais e a questão cidade campo. Fronteira agrícola e movimentos sociais. Políticas de exclusão e movimentos de inclusão social. Movimentos em lua por terra e reforma agrária. Populações atingidas por barragens (AEH), movimentos sociais e mídia.

 CERRADO SOB A ÓTICA DA LITERATURA REGIONAL

Cód.004

* Carga Horária: 60

* Créditos: 4.0

Ementa

Estudo da relação entre literatura e espaço geográfico, em especial a região do Cerrado, através da experiência das personagens romanescas quanto ao sentimento da terra, a utilização particular de língua, os costumes, as relações de trabalho; enfim, a maneira particular de ver o mundo, a partir de leituras de obras regionalistas como Grande sertão: Veredas, de Guimarães Rosa e Os sertões, de Euclydes da Cunha; dando ênfase aos escritores goianos: Bariani Ortêncio, Bernardo Elis, Braz José Coelho, Carmo Bernardes, Cornélio Ramos, Hugo de Carvalho Ramos, José J. Veiga.

 A ORGANIZAÇÃO D ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO

Cód. 009

* Carga Horária: 60

* Créditos: 4.0

 Ementa

A produção do espaço agrário brasileiro. A agricultura moderna e a agricultura de subsistência. As relações sociais de produção no campo. Aspectos da modernização da agricultura e impactos sócio-ambientais. A biotecnologia e a agricultura. Agricultura familiar na ruralidade brasileira.

DINÂMICA DEMOGRÁFICA E DESAFIOS SÓCIO-POLÍTICOS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Cód. 007

* Carga Horária: 60

* Créditos: 4.0

 Ementa

As técnicas de análise demográfica e a Geografia Humana no Brasil. Estudo da dinâmica, estrutura e mobilidade da população brasileira e suas relações com os diferentes sistemas de produção. De um “vazio demográfico” a um país com “explosão demográfica”. Políticas demográficas no Brasil e em Goiás: conteúdo, natureza e resultados. A população brasileira: processo de ocupação do espaço. As relações entre trabalho, tecnologia e natureza num território brasileiro de extremos: grande PIB e imenso número de miseráveis.

 IDENTIDADES, TERRITÓRIOS E TERRITORIALIDADES

Cód. 011

* Carga Horária:60

* Créditos: 4.0

 Ementa

O estudo dos pressupostos da globalização e do lugar. Cultura e relações espaço-poder, como elementos construtivos da identidade cultural e da identidade territorial. Território e suas várias acepções. Territorialidade e processos. Identidade, território e territorialidade nas transversalidades da Geografia Cultural.

 TRABALHO, MOVIMENTOS SOCIAIS E GESTÃO DO TERRITÓRIO

Cód.013

* Carga Horária: 60

* Créditos: 4.0

 Ementa

O trabalho como categoria de análise da Geografia. A contemporaneidade da relação capital/trabalho e a reprodução capitalista do espaço. Trabalho e movimentos sociais. Capital, trabalho e relações cidade/campo. Reestruturação espacial nas áreas de Cerrado. Território, gestão sócio-ambiental e Povos Cerradeiros.

 URBANIZAÇÃO E NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DA POPULAÇÃO NAS ÁREAS DE CERRADO

Cód. 005

* Carga Horária: 60

* Créditos: 4.0

 Ementa

Análise das transformações verificadas na demográfica de Goiás e, especialmente, na Microrregião de Catalão e suas implicações sobre o meio-ambiente urbano e a qualidade de vida/desenvolvimento humano da população. Revisão sobre o conceito de qualidade de vida e dos pressupostos teóricos e metodológicos do IDH. Análise de dados quantitativos/qualitativos sobre o IDH e da dinâmica populacional e sua distribuição sócio-espacial. Avaliação dos aspectos relacionados e outros aspectos relevantes da vida humana nas cidades.